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FOs eventos de business networking têm se popularizado no Brasil nos últimos anos entre os empreendedores das grandes cidades do país. A sua eficiência para realizar bons e novos negócios tem feito com que mais pessoas que vendem um produto ou serviço pensem em fazer os seus próprios eventos de business networking. Para tanto, é preciso convidar outros empreendedores dispostos a integrar essa rede de relacionamento que vai ajudar o seu negócio a se propagar por meio do marketing boca a boca, bem como trazer benefícios a quem dele participar também.
Como cobrar?
Como qualquer investimento em marketing, um evento de business networking possui um custo, sendo que é preciso organizá-lo com antecedência para definir o seu valor final e como ele pode se encaixar no seu orçamento. Se você realizar eventos de business networking com frequência, pode pesar no seu bolso sempre fazê-los gratuitamente, embora essa seja uma técnica usada por alguns empreendedores para atrair mais participantes.
Por outro lado, nem sempre o mais importante é a quantidade, mas sim, a qualidade do público que comparecer ao seu evento de business networking. Ou seja, você pode oferecer o evento com entrada gratuita e aparecer muitas pessoas, porém, que estarão apenas interessadas em “fazer uma boquinha” e não necessariamente em se comprometerem com o business networking.
No entanto, nem sempre é assim tão simples, na hora de precificar seu evento de business networking, já que por ser uma nova tendência entre os empreendedores muitos deles podem não se interessar, ainda mais se tiverem que pagar. Se no seu meio empresarial o conceito de business networking for novo, você pode promover um primeiro evento gratuito para apresentar a proposta. Porém, se os empreendedores que você deseja convidar para esse evento já possuem clareza sobre o tema, o mais indicado é estipular um preço para a participação.
Quanto cobrar?
Como o seu evento de business networking serve para você criar uma rede de relacionamento com outros empreendedores, que vão se ajudar mutualmente, por meio de indicações para novos negócios e clientes em potencial, o evento não precisa gerar lucro. O mais adequado é que, no caso de você cobrar das pessoas que estiverem presentes, o valor seja o suficiente para cobrir os gastos da organização. Para se organizar e ter mais clareza na hora do cálculo dos gastos do evento, nós criamos uma Planilha de Planejamento Financeiro que irá te auxiliar a mensurar os gastos que seu evento terá.
Um evento de business networking não é só um bom negócio para você, mas sim, para todos os demais, nesse sentido, você não deve ter prejuízos ao organizá-lo. Dessa forma, é possível afirmar que estipular um preço para a participação no seu evento de business networking é muito justo. Além disso, o preço cobrado vai depender do que você oferecer na ocasião, a opção mais indicada são os buffets, pois eles criam uma situação favorável ao network, em que os convidados se encontram e caminham pelo local enquanto se servem.
Quanto à qualidade do buffet, é preciso que esteja de acordo com os seus convidados. Embora sejam todos empreendedores é preciso ter a sensibilidade para identificar como eles se sentiriam mais a vontade (o que é fundamental para o sucesso do seu evento). Você pode optar por um buffet mais simples e tradicional ou mais elegante e requintado. Isso também vai estar estreitamente relacionado ao seu custo e, por consequência, como ele vai refletir no preço que os participantes deverão investir.
O que levar em consideração na hora de fazer o seu evento
Além do tipo de refeição a ser oferecida aos participantes do seu evento de business networking, é preciso levar em consideração outros fatores que vão determinar o seu preço final. O local onde ele será realizado é muito importante e se a sua empresa não dispõe de um salão ou uma grande sala de reuniões, será preciso alugar um espaço. Hoje em dia, muitas empresas oferecem o serviço de alugueis de salas para reuniões.
Outra opção são os espaços que os hotéis alugam, ainda mais se você pretende convidar empreendedores de outras cidades para o seu evento de business networking. Ter uma ideia bem próxima do número de pessoas que estará presente é muito importante para a escolha do local, embora possa ser desestimulante encontrar um salão grande com poucas pessoas, ficar em um ambiente apertado também não é a melhor maneira de fazer bons negócios.
Detalhes importantes para o evento
Os detalhes fazem a diferença e organizar o seu evento de business networking pensando neles vai garantir o seu sucesso. Na hora de fazer o convite, é importante que seja por escrito, em geral, o e-mail é ainda a forma mais segura de enviar um convite. Nele, é preciso constar todos os detalhes, em especial, o endereço do evento. Se não for um local central, ofereça todas as referências possíveis, podendo incluir um mapa ou link para um mapa virtual.
Se você pedir a confirmação para a presença em seu evento de business networking, defina alguém que se responsabilize por receber e fazer o levantamento dessa informação. Essa pessoa deve estar ligada à realização do evento para ajudar a quantificar quantos de cada item é necessário. A antecipação é sempre o melhor caminho, assim, organize o evento com pelo menos três meses de antecedência e estipule metas quanto à definição de cada item, mesmo que você esteja organizando sozinho.
Já os convites podem ser enviados com um mês de antecedência para que as pessoas possam se organizar e marcar presença. Na hora de escolher a data, a atenção é fundamental para que não opte pela realização do evento perto de finais de semanas com datas comemorativas e de feriados. Eventos de negócios durante a semana, no final do dia, têm mais chance de alcançarem um grande público e mais sucesso.