Tempo de leitura: 5 minutos
Não é o certo a fazer, mas pode acontecer. Com tantos preparativos e problemas para preocupar, a divulgação do seu evento pode acabar ficando de lado. Você só vai perceber que não fez tudo certo ou que pecou na pouca divulgação quando chegar o extrato com número de convites vendidos ou de confirmações para o evento.
O contrário também pode acontecer. Você montou um plano, passou meses pensando em todos os detalhes, mas algo não saiu como o planejado e suas ações não foram eficazes. Há um mês para o evento a venda de ingressos não chegou a 30%. E agora?
Listamos algumas dicas que podem ajudá-lo a minimizar os efeitos de uma divulgação errada ou fraca. Antes de ler nossas sugestões, tenha em mente três regrinhas básicas:
- Seja rápido
- Objetivo
- E prático
Lembre-se: Você não tem tempo a perder!
1. Publicidade online
Se você precisa se um “empurrãozinho” nas vendas, a publicidade online é uma alternativa rápida e eficaz. Existem muitas opções no mercado web que irão direcionar seu anúncio para pessoas que realmente são o público da sua ação. Só basta você ser específico na hora de registrar as palavras chaves e localização da sua publicidade.
Como exemplo podemos citar o Google Adwords, um serviço de publicidade segmentada que irá exibir o seu anúncio em páginas de busca quando o internauta pesquisar por palavras relacionadas ao seu evento.
Uma que vem crescendo e ganhando relevância no mercado assim como a própria rede é o serviço de publicidade online do Facebook conhecido também como Facebook Ads Pode sair um pouco mais caro, porém esta também é uma solução de anúncio segmentado que vai atingir um grande número de pessoas em pouco tempo. Você pode direcionar o espaço para divulgar seu site, blog ou para promover a página do seu evento no próprio Facebook. Além desta rede, se informe sobre outras social medias que também oferecem espaço para publicidade.
Outra opção é a divulgação de eventos no meuingresso.com. Como funciona? O site é uma rede de promoção de eventos e venda de ingressos. Os usuários recebem eventos das cidades e segmentos que lhe interessarem através de várias meios, como e-mail marketing, Facebook, Twitter entre outros. É fácil e rápido ter o seu evento no portal. Confira este ebook com 10 Dicas de como vender mais ingressos utilizando o meuingresso.com.
Muito importante: Se você ainda não estiver nas redes sociais, este não é o momento ideal para entrar. Criar uma conta e potencializa-la antes da divulgação, isso exigirá tempo coisa que você não tem no momento. Cuidado! Se cadastrar em uma rede social somente para divulgar uma ação pode ser perigoso e negativo para sua marca. Para saber como usar as redes sociais de forma correta em seus próximos eventos nós temos algumas dicas
2. E-mail Marketing: Seja direto e cativante.
Não enviar e-mail marketing para o seu público-alvo pode ser um dos motivos do insucesso na venda de ingressos. Prepare um e-mail direto e criativo e dispare-o para uma lista de e-mails de potenciais clientes. Caso você não possua uma base de e-mails com permissão explícita para envio não o faça pois isso se cham spam é contra a lei.
Existem também empresas com ferramentas especializadas para o envio de e-mail marketing. Enviar seu informativo por meio de uma plataforma especializada é o ideal, pois o permitirá acessar dados analíticos de leitura e acesso à sua webpage (caso você coloque o endereço do seu site ou blog no e-mail). Empresas como o MailChimp oferecem o envio para até 2000 e-mails totalmente grátis. ;D
Outra dica importante é tentar ser o mais comercial e cativante possível na mensagem deste e-mail. Pense em alguma oferta, promoção ou desconto, de preferência alguma ideia que multiplique a sua mensagem. Ex: “Indique um amigo”.
Um e-mail por semana é mais que o suficiente, por isso cuidado para não “pesar a barra”, ok?
3. Apele para o Q.I.
Se você ainda não fez uma lista das principais páginas nas redes socais e blogs que podem ajudá-lo na sua divulgação está “comendo mosca”. Crie uma rede de afiliação, isto é, uma rede de contatos influentes na web que se relacionam com o mesmo público que você deseja atingir.
Após esta pesquisa, estabeleça contato direto com cada blogueiro, comunicador ou perfil (não mande mensagens padrões para todos). Leia as páginas e notícias publicadas com atenção, se informe sobre os interesses do responsável e só então ofereça uma afiliação na divulgação do seu evento. Esta afiliação pode ser uma parceria ou, dependendo da dimensão do veículo, você terá gastos com essa ação que deve entrar na categoria publicidade de seu planejamento financeiro.
Esse tipo de ação gera bons resultados, pois fala diretamente com o público de potenciais clientes.
4. Contrate pessoas que chamem a atenção
Onde o meu público está? Descubra a resposta e vá até ele. Enviar e-mails e anunciar na web é muito bom, mas não é tudo. O contato direto pode ser mais interessante, ainda mais se ele for feito por pessoas atraentes e comunicativas.
Se você tiver uma verba de investimento que comporte estas ações, contratar pessoas vips que tenham relevância significativa para o seu público é “jogada de mestre” para atrair a atenção das pessoas e da própria mídia. Imagina só receber um e-mail informando que aquela personalidade que todo mundo sempre quis ouvir estará presente no evento? Quem não compraria um ingresso?
5. O importante mesmo é planejar
Neste post foram apresentadas medidas paliativas para minimizar os efeitos de um evento mal divulgado. Elas podem gerar retornos positivos, mas também podem não ser suficientes se o tempo for muito curto. Lembre-se sempre que o certo mesmo é não deixar para última hora e usar estas estratégias desde o início da organização do evento.
Aguardo vocês no próximo post. Sucesso sempre.