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As redes sociais são ótimas plataformas para a promoção de eventos, devido aos baixos custos e à ampla visibilidade que essas mídias proporcionam. Entre tantas possibilidades, o Twitter destaca-se por facilitar a divulgação de eventos de forma rápida e sem a necessidade de gastos exorbitantes com publicidade.
O Twitter pode ser utilizado para inúmeras funções, e a promoção de eventos apresenta um enorme potencial a ser explorado. Independente do tipo de evento disseminado no microblog, o impacto do Twitter na divulgação de eventos é significativo, podendo até aumentar consideravelmente a adesão, tanto virtual como presencial.
Existem diversos tipos de eventos, desde os que são programados pela marca até os que são desenvolvidos a partir de movimentos do público. Há ainda os eventos divulgados de maneira tradicional, com anúncios e tweets solicitando a presença dos seguidores. Entretanto, os eventos de maior sucesso são aqueles cuja divulgação no Twitter conseguiu atrair novos interessados de forma ampla, incluindo a participação dos usuários em ações e redes interligadas.
Com as campanhas virais, é possível alcançar uma visibilidade incrível para determinados eventos. Por isso, uma empresa que cria estratégias de divulgação considerando todos os elementos do Twitter tem mais chances de ser eficaz, atraindo um público maior do que o estimado.
Hashtag
Quem utiliza o Twitter com frequência já deve estar acostumado com as hashtags, palavras acompanhadas do símbolo # e usadas para categorizar determinados tweets. Por exemplo, ao lançar uma promoção de verão, empresas podem publicar informações relacionadas à promoção junto da hashtag #promoçãodeverão. Assim, todos os seguidores do perfil saberão que os tweets com essa hashtag têm ligação com novidades a respeito da promoção.
No caso da divulgação de eventos, a hashtag pode ser aproveitada com ótimos resultados, desde que sua empresa utilize esse recurso de modo apropriado. Se o evento em questão tiver um site específico ou uma área em blogs e até em outras redes sociais, sua empresa pode estimular o internauta com um botão ou link para a sua página no Twitter, sem se esquecer de divulgar a hashtag escolhida para o evento.
Ao incentivar a publicação de tweets falando bem sobre um evento ou simplesmente expressando a vontade que os usuários têm em comparecer, sua empresa acaba gerando um buzz positivo sobre o evento. E para que o evento ganhe ainda mais força na rede, o uso de hashtags é de grande importância, afinal, com uma quantidade massiva de comentários que incluam a hashtag do evento, a hashtag pode até figurar entre os Trending Topics, que são os assuntos mais comentados do momento.
Não se esqueça de retweetar todos os tweets de usuários que utilizaram a hashtag do evento, ajudando a ampliar ainda mais a repercussão do evento, cuja divulgação pode ter um forte impacto no número final de frequentadores.
Porém, todo esse trabalho pode ser em vão, caso a marca não defina uma hashtag única. Essa medida é fundamental, pois a centralização das conversas em torno do evento fica mais fácil quando só há uma hashtag sendo divulgada. Sua empresa pode, inclusive, pedir a opinião do público antes de definir a hashtag, evitando que as pessoas fiquem confusas na hora de divulgar o evento.
Inserção Publicitária
Outra maneira de divulgar eventos pelo Twitter é através de publicidade on-line. Uma das formas de divulgação é mais indicada para eventos maiores, pois o custo para anunciar é de U$15.000,00, valor mínimo para um comprometimento de três meses.
Além disso, existem taxas como o Cost per Follower (CPF), que é o custo por cada seguidor, que fica em aproximadamente US$2,50 e US$4,00. Já o Cost per Engagement (CPE) nada mais é do que o custo por engajamento e equivale a US$0,75 e US$2,50. O CPE está ligado a posts clicados, favoritados, retweetados e replicados.
Outra alternativa lançada recentemente pelo twitter é a solução de publicidade para pequenas e médias empresas, o que se aplica perfeitamente a divulgação de eventos. O próprio produtor do evento conseguirá facilmente aumentar a base de seguidores e o engajamento de seu público, promovendo as suas contas. Será possível criar promoções, enviar mensagens com mais destaque, e encontrar novos clientes, promovendo a Tweets.
O serviço é recente e com certeza sofrerá mudanças. Fiquem de olho na página de publicidade do serviço.
Ferramentas
Existem várias ferramentas para a publicação e divulgação de eventos no Twitter. Entre elas, há o Lambitter, que é uma aplicação responsável por manter seus seguidores atualizados a respeito de determinado evento, com base em uma hashtag exclusiva. Assim, as pessoas podem saber quem mais irá ao evento.
Para que isso seja possível, basta acessar o perfil do Lambitter – https://twitter.com/lambitter -, que possui também o link do site. Clique em “Sign in with Twitter”, autorize o acesso à conta da sua empresa no microblog (pelo botão “Allow”) e clique em “Novo Lamb”. Em seguida, é só informar o nome do evento, o dia e o horário de início, o país, a cidade, o estado, o endereço, o site, a hashtag escolhida, tags, além de inserir uma descrição e fazer upload do evento.
Além do Lambitter, há outra ferramenta de divulgação no Twitter bastante eficaz: o TweetVite. Esse sistema permite a criação de uma página de eventos de forma bem simples. A página contém informações básicas e é otimizada para divulgações no Twitter e até no Facebook, basta inserir as informações do evento para que ele seja divulgado nessas redes sociais.
O acesso ao serviço do TweetVite ocorre da seguinte maneira: acesse o site http://tweetvite.com e clique em “Create a Tweetup”. Depois, insira as informações do evento e coloque os principais detalhes no campo “Description”, que pode ser preenchido com descrições com links, tabelas, imagens, vídeos e muitos outros recursos.
Ainda no TweetVite, escolha a data, o local e o horário do evento, sem se esquecer de alterar o fuso horário para o horário de Brasília ou da região onde o evento ocorrerá. Além disso, o sistema cria um mapa do local automaticamente quando o usuário clicar em “Search for Location”. Você também pode definir uma URL personalizada e customizar a página (clique em “Change Invitation Design”). Por fim, é só clicar em “Save Tweetup Details” para salvar todos os dados registrados.
Não perca tempo e explore o potencial do Twitter para a divulgação de seus eventos, seja por meio de hashtags, anúncios ou com ferramentas específicas para esse tipo de promoção.
Confira também nosso post sobre Como criar e divulgar um evento no Facebook.