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Eles vão falar sobre você. Por isso, saiba como potencializar os efeitos da comunicação nas redes sociais, transformando-a em sucesso para sua ação.
O que antes era só lazer, agora virou necessidade. A Internet mudou a forma como as pessoas consomem, se informam e se comunicam. Hoje, somos 78 milhões de brasileiros conectados (Ibope – set/2011), o que torna o Brasil o 5º país mais online do mundo. O boom é maior quando o assunto é Mídia Social. Pesquisas de 2011 revelam que 8 a cada 10 brasileiros navegam pelos sites de Redes Sociais (Nielsen – ago/2011).
Não há como se esconder deste fenômeno da comunicação, que hoje, não é regalia apenas de jovens e adolescentes. Desenvolvedores no mundo todo lançam todos os dias redes destinadas a públicos específicos, que podem variar por hábitos de consumo, sexo, idade e até aparência física.
Se você ou o seu produto não está lá, não adianta. Mesmo com a ausência, os media users vão falar sobre você. O segredo para evitar o falatório e causar uma boa impressão é se relacionar. Não se esconda, saiba ouvir as críticas e se prepare para resolvê-las, conheça o seu público, seja agradável. Não é por que você está na web que o relacionamento com seus clientes será superficial. Pelo contrário, com as redes sociais e a colaboração web, os consumidores estão mais exigentes, críticos e questionadores.
Esteja preparado para não transformar em vilã, uma ferramenta que tem tudo para ser sua aliada!
Domine a ferramenta para extrair o máximo de funcionalidades
Primeiro, pesquise qual é a melhor rede social para divulgar o seu negócio. Atualmente, o Facebook tem se mostrado uma boa ferramenta por ter um maior número de perfis ativos e também funcionalidades de auxílio como calendário, convite a amigos, confirmação de presença, entre outros. Fique ligado também se há na web alguma rede criada especificamente para o seu público de interesse. Certamente, sua ação será potencializada. Confira nosso post que explica Por que você precisa colocar um link de venda de ingressos nos seus eventos do facebook.
Após a escolha da (s) rede (s) ideal (is) para divulgação do seu evento, procure entender todos os mecanismos que ela te oferece para não “comer moscas”. Entenda também a diferença entre cada mídia (caso esteja em mais de uma), traçando estratégias de ações singulares.
De olho na concorrência
Você não precisa ser um profissional de comunicação para fazer um benchmarking (análise da concorrência). Não é boicote! Você vai fazer um estudo das principais ações de seus concorrentes nas redes socais: estratégias, linguagem, perfis com os quais eles se relacionam, artes visuais usadas, fonte das informações publicadas. Para não ser flagrado vigiando o vizinho, use sempre um perfil secundário para está análise.
Saiba qual é o seu público de interesse
Conhecer o seu público é fundamental. Isto o ajudará a ter foco, comunicando apenas o que é relevante para os seus amigos e/ou seguidores. Converse, faça pesquisas de opinião e enquetes, junte informações, descubra o que o seu público busca. Conhecendo os interesses do seu receptor, ficará mais fácil falar o que ele deseja ouvir.
Monitore
Acompanhe a todo instante o que as pessoas estão falando sobre você e, principalmente, faça uma análise de repercussão de cada ação realizada. Certamente você irá se surpreender com os resultados e isso vai te ajudar a traçar novas estratégias.
E resolva
Não se esqueça que você está se relacionando com pessoas. Por isso, não adianta monitorar o que elas falam, sem resolver problemas relatados. Se defender de críticas é legal, mas nem sempre é a melhor solução. Se existe uma reclamação, se prontifique a resolvê-la da melhor forma e no menor tempo possível.
Promoções são legais, mas tome cuidado
Fazer promoções ou concursos culturais nas redes sociais é uma ótima estratégia para divulgar o evento e ganhar novas amizades. Porém, é importante que para cada ação você tenha um objetivo. Elabore bem o seu concurso e/ou promoção e veja se o resultado da ação irá agregar inteligência para o seu negócio. O que você fará com o resultado? Outra dica é pensar sempre em um termo regulatório com informações sobre premiação, entrega, etc. Uma promoção mal elaborada pode ser um “tiro no pé”.
Qualidade é mais importante que quantidade
Um grande número de amigos/seguidores nas redes sociais de forma alguma significa sucesso. Você precisa ter perfis qualificados recebendo sua mensagem, pois são eles que vão pulverizá-la. Não saia pela rede “mendigando” solicitações de amizade.
Seja social e não o chato
Você está falando com pessoas e elas querem receber em suas timelines informações relevantes. Assim como na vida real, as social medias exigem uma construção da relação e este longo processo só acontece se houver confiança e interesse. Se transforme em um heavy user, participando ativamente das redes com publicação de links e fotos interessantes, compartilhamento de notícias relacionadas ao tema do seu evento, divulgação de eventos de amigos ou fãs. Só não vale sobrecarregar seus amigos com muitos posts.
A regra para não bancar o chato é: ajudar, entender, divertir, informar e só depois divulgar.
Fale sempre a verdade
Verifique a veracidade de qualquer informação a ser publicada ou compartilhada em seu perfil. Você precisa conquistar a credibilidade do público e por isso, deve ser sempre transparente e coerente. Se existem pontos negativos, seus amigos vão comentar. O melhor a fazer é prestar informações claras e objetivas para que o fato não seja pulverizado rapidamente pelos usuários entre as redes de relacionamento.
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Afinal benefícios de uma comunicação eficaz na web? Agilidade em multiplicar a informação, baixo custo, alto potencial de alcance e muito mais.
Não perca o nosso próximo post sobre o assunto.