Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Quem trabalha com cultura está sempre às voltas com a questão do financiamento de seus projetos. Leis de incentivo e patrocínio direto são termos que fazem parte do vocabulário cotidiano desses profissionais – sem falar na mais recente “febre” do financiamento coletivo.
Para as empresas que apoiam projetos culturais, o patrocínio é uma ferramenta de comunicação com grande capacidade de agregar reputação a uma marca. A grande expansão do volume de recursos envolvidos nessas ações nos últimos anos passou a exigir delas uma maior sistematização dessa ação, ao lado da qualificação de seus gestores e técnicos, de forma que eles possam formular, implementar e gerir políticas e programas corporativos consistentes, bem como selecionar projetos de qualidade e adequados às estratégias de cada organização.
“Uma política de patrocínios precisa dialogar com uma complexa gama de questões, que envolve desde reputação e valor de marca, até sustentabilidade, direitos culturais, democratização do acesso às verbas, descentralização regional, diversidade étnica, passando ainda pelo viés da otimização tributária”, diz a ex-gerente de patrocínios da Petrobras, Eliane Costa, em artigo publicado recentemente no site Cultura e Mercado.
Além disso, lembra Eliane, a empresa que patrocina cultura deve “atuar em sintonia com a cena contemporânea: novos protagonistas, novos arranjos produtivos, novas tecnologias sociais, novos paradigmas suscitados pela cultura das redes”.
Para ajudar o profissional que quer entender melhor as potencialidades da ferramenta “patrocínio cultural”, o Cemec promove em São Paulo, nos dias 18 e 19 de outubro, o curso “Patrocínio, Marca e Reputação”, com Eliane Costa.
Ela vai falar sobre a cultura no cenário das redes e tecnologias digitais, potencialidades do patrocínio cultural na construção/consolidação de uma marca – com estudos de casos -, o cenário do financiamento à Cultura no Brasil, políticas e programas culturais, editais e estratégias de patrocínio cultural para uma empresa.
Saiba mais: http://redecemec.com/