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O financiamento coletivo, também chamado de crowdfunding, é cada vez mais comum para a produção artística, pois torna possível que, mesmo sem capital inicial, se realizem shows, publiquem livros, lancem álbuns musicais e mesmo sejam feitos eventos em diferentes áreas. Se você quer aproveitar os benefícios dessa forma de financiamento confira o passo-a-passo para usar crowdfunding em eventos.
1 – Planejando o evento
O financiamento coletivo acontece quando uma ideia é lançada por uma pessoa ou grupo e financiada por um grande número de pessoas. Atualmente, esse tipo de iniciativa é cada vez mais frequente, graças aos benefícios que possui. Além disso, existem plataformas que oferecem o suporte necessário para viabilizar o crowdfunding, de forma transparente e simples.
Mesmo assim, a forma de planejar o evento que vai receber o financiamento coletivo se assemelha a qualquer organização. É preciso pensar e colocar no papel tudo o que será necessário, inclusive, com valores o mais preciso possível. Já que se exige muita transparência para fazer crowdfunding, não se pode apenas chutar valores que se acha que serão gastos com cada item do evento.
A dica é seguir a metodologia de fazer três orçamentos de cada produto ou serviço e escolher o mais em conta, levando em consideração ainda a qualidade oferecida pelos mesmos. Conforme o tipo de evento que será organizado, é necessário orçar o valor do serviço das atrações, no caso de shows e palestras, do serviço de buffet se tiver um recepção aos presentes, bem como do aluguel do espaço onde o evento será realizado e da estrutura de som, imagem e luz, quando for necessário.
2 – Escolhendo a plataforma
Depois que o organizador já sabe exatamente quanto precisa para realizar o evento chega a hora de escolher uma plataforma que oferece o serviço de crowdfunding. Alguns sites que facilitam a obtenção de financiamento coletivo são o Catarse, brasileiro e um dos mais populares; e o Queremos!, que évoltado para a realização de eventos de entretenimento.
Outra plataforma voltada para quem deseja ter o seu evento financiado de forma coletiva é o Ativa Aí. O estadunidense Kickstarter é uma das referências mundiais quando o assunto é crowdfunding para diferentes tipos de projetos. O Kickante tem foco nos eventos culturais, sociais e de empreendedorismo e Mobilize faz uso do Facebook para obter o valor necessário através dos investidores.
É válido acessar o site de cada opção e conferir os detalhes de funcionamento de cada um para avaliar qual deles se encaixa melhor as suas necessidades. Em geral, a pessoa que deseja colaborar financeiramente com a realização do evento faz um pagamento através da plataforma, sendo que as formas podem variar conforme cada site. Para ter uma ideia, o procedimento se assemelha em muito ao de uma compra virtual.
3 – Divulgando o evento
Com o dinheiro recebido dos colaboradores, o organizador pode pagar os custos que terá para a realização do evento. Por isso da importância do primeiro passo, o planejamento, pois se os orçamentos não forem feitos corretamente pode faltar dinheiro no final da arrecadação. Nesse caso, o organizador terá que tirar do próprio bolso ou terá que buscar uma segunda forma de financiamento.
Assim, no planejamento deve estar previstas as maneiras de divulgação para conseguir o montante necessário. Muitas vezes, não basta contar com a ajuda dos amigos para fazer a arrecadação e a publicidade. E mais: a ideia do crowdfunding é que um grande número de pessoas financiem o evento, dessa forma, cada uma pode investir uma quantia baixa, tornando viável a colaboração para ainda mais indivíduos.
Já que um evento pode exigir um valor alto para a sua realização, então, se faz necessária uma divulgação forte, sendo possível se valer de uma série de formas gratuitasde publicidade, muitas das quais podem ser encontradas pela internet. Nessa hora, as redes sociais são aliadas importantes, pois nelas você pode criar perfis do evento e começar a divulgação entre os seus contatos.
Com a colaboração de cada um é possível, em poucos dias, viralizara divulgação do evento, aumentando as chances de arrecadar mais investidores. No Facebook, é possível criar uma fanpage para o evento, além de usar mailing list para enviar informações sobre o projeto.
O boca a boca não pode ficar de fora como método de divulgação e mesmo que seja você o único organizador responsável é importante que todos os envolvidos colaborem com a propagação do crowdfunding do evento.
4 – Oferecendo recompensas
Mesmo que o projeto seja ótimo e todos adorem, nem sempre é o suficiente para incentivar uma pessoa a investir na sua realização. Por isso, as plataformas de financiamento coletivo contam ainda com o recurso de oferecer recompensas aos colaboradores. Ou seja, quem participar financeiramente do evento vai terum tipo de prêmio.
Com isso, fica muito mais atrativo para quem gostou da ideia financiar o projeto. A recompensa vai depender do tipo de evento e pode ser oferecida de uma série de formas. Um exemplo é que os financiadores do projeto ganhem o ingresso e tenham acesso à área VIP ou tenham direito aparticipar de uma recepção exclusiva com coquetel.
Outras dicas de recompensas a quem financiar um projeto de forma colaborativa são kits com conteúdo promocional, assim, as pessoas podem receber um camiseta, boné, chaveiro, moletom, mochila e outros produtos. Também é possível oferecer um brinde que esteja associado ao evento.
Se for uma feira para promover os produtos locais, como queijos e vinhos, o colaborador pode levar para casa uma garrafa de um dos vinhos. Existem plataformas que também contam com opções para o financiador do projeto escolher entre diferentes formas de colaborar. Assim, de acordo com o valor que ele investe vai receber uma recompensa diferente.
Se o evento é o show de lançamento de um álbum musical, por exemplo, quem colabora com mais (é preciso definir um valor) vai receber o ingresso para as poltronas das primeiras fileiras e mais o álbum do artista.Já quem investir menos vai receber o ingresso e mais uma camiseta personalizada. É possível criar diferentes categorias de colaboração, permitindo que mais pessoas possam se juntar para tornar o projeto uma realidade.