Tempo de leitura: 5 minutos
Se você deseja ter êxito ao organizar uma festa junina, fique ligado nas principais maneiras de como organizar uma festa junina de sucesso. As dicas que listamos abaixo vão servir para você não cometer erros ao decidir o que deve ser feito na hora de planejar esse tipo de evento.
Como organizar uma festa junina de sucesso
1. Planejamento
Uma coisa que precisa ser prioridade na hora de criar uma festa junina é o planejamento, que não deve ser colocado para escanteio, visto que planejar um evento de modo organizado é o caminho para que todas as atividades que devem ser realizadas deem certo, minimizando a probabilidade de contratempos.
Ao se preparar para as funções que precisam ser colocadas em prática, você evitará imprevistos e transtorno desnecessário. Sendo assim, lembre-se de determinar todas as obrigações, separando quem aplicará cada uma delas na sua equipe. Na dúvida, monte uma planilha, o que proporcionará uma organização muito maior.
2. Número de participantes
Saber a quantidade aproximada de participantes é fundamental para que qualquer evento se torne bem-sucedido, inclusive festas juninas. Por isso, calcule uma estimativa de pessoas que comparecerão ao evento, de modo que você consiga definir outros aspectos essenciais para a realização da celebração, como o tipo de local mais adequado, a maneira de servir os comes e bebes, etc.
3. Público-alvo
Ao pensar sobre o público para o qual você irá produzir o evento, não se esqueça de identificar as principais características desse público-alvo, pois são tais particularidades que guiarão as suas estratégias de produção, afinal, de nada adianta organizar um evento sem considerar o que tem mais chance de satisfazer os eventuais frequentadores. Logo, identifique se o público inclui crianças e adolescentes ou se é composto apenas por adultos, por exemplo.
4. Situação financeira
Ficar de olho na sua situação financeira a todo instante é indispensável, para que você não estoure o seu orçamento. Antes de comprar coisas ou contratar serviços, faça pesquisas em diferentes estabelecimentos comerciais, com o objetivo de optar pelos produtos e serviços que farão você gastar menos, sem que a qualidade da festa seja comprometida. Para planejar seus gastos e não ter nenhuma surpresa, nós criamos uma planilha de planejamento financeiro que irá te auxiliar na hora de calcular seus gastos.
5. Quando e onde
Quando e onde fazer a festa junina? Essa pergunta depende de vários fatores para ser respondida. Em relação à data e ao horário, lembre que o dia não pode cair no mesmo que outros eventos destinados ao mesmo público. Já a hora em que o evento começará e terminará vai depender do público, tendo em vista que há festas juninas mais familiares, que começam e acabam bem cedo, e até festas juninas para um público que deseja beber e dançar bastante, ficando até altas horas na comemoração típica.
No caso do local, considere quantas pessoas estão estimadas para ir ao ambiente, que pode ser um salão de festas, uma chácara ou qualquer outro local que possua o tamanho e a infraestrutura necessários para dar conta do seu público. É possível tanto alugar um espaço ou até negociar com pessoas para fazer parcerias em troca do uso do lugar que você deseja.
6. Comes e bebes
A alimentação é outro aspecto primordial em uma festa, não sendo diferente para celebrações juninas. Por isso, defina quem irá preparar os alimentos que serão disponibilizados aos frequentadores do evento. Caso as pessoas tenham que pagar pela comida, já adiante essa informação no material de divulgação e no convite ou ingresso, não importa se os participantes também precisem pagar para entrar no evento ou não.
Quanto maior a variedade de comidas e bebidas, maior será a possibilidade de agradar a um número maior de pessoas. Em função disso, ofereça desde comidas típicas, como pinhão e milho verde, até alimentos mais abrangentes, como pipoca e cachorro quente, por exemplo. O mesmo vale para as bebidas; nada de fornecer apenas quentão, pois nem todo mundo toma essa bebida.
7. Barracas
Uma característica que não pode faltar em uma boa festa junina é a presença de barracas, que podem ser tanto de alimentos como de atividades recreativas. A preparação das barraquinhas vai desde a estrutura delas até quem ficará responsável por cuidar de cada uma delas, além da definição dos produtos usados nas brincadeiras, como pesca de prêmios e correio elegante.
8. Visual
O visual da festa junina deve ser o mais típico possível, com direito a bandeirinhas espalhadas pelo local e muito mais. Claro que só apostar em uma decoração típica não é o suficiente. Logo, estimule os participantes a vestirem roupas típicas, como camisa xadrez, vestido de chita, chapéu de palha, entre outras peças que auxiliarão a compor um look em sintonia com o tema do evento.
9. Quadrilha
Outro ponto alto de festas juninas é a quadrilha, que deve ser devidamente organizada antes, a fim de evitar confusão e uma dança descoordenada. Caso não tenha como fazer esse preparo prévio, dê as instruções momentos antes da dança começar, estipulando como tudo ocorrerá.
Falando em música, contrate um DJ que tenha um repertório cheio de canções típicas, incluindo músicas de outros tipos, não apenas sertanejas, o que vai depender muito do público do evento. Isso também serve para caso você opte por uma banda ao vivo ou por criar um setlist por conta própria.
10. Divulgação
Depois de definir todas as características da festa junina, divulgue de formas variadas, com panfletos, páginas em redes sociais e muitas outras maneiras. Ao ressaltar os atrativos da festa, você conseguirá chamar atenção do público desejado.
Diante das recomendações acima, sua festa junina vai fazer um grande sucesso. Depois que ela acontecer, retorne ao site para contar como foi o resultado e para verificar outras sugestões ligadas a eventos.