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Sites de eventos estão ganhando cada dia mais importância na hora de determinar a decisão do público. É por meio dele que as pessoas vão conhecer, se informar e até comprar ingressos para comparecer à sua produção e se você não estiver preparado para criar uma ferramenta eficaz, certamente, não atingirá suas metas por completo. Com a ajuda de especialistas da área, nesta semana vamos levantar alguns pontos importantes para a construção de um website de eventos.
“Percebe-se cada vez mais que investir em web para eventos dá retorno. As novas tecnologias, as formas de interação e a facilidade do consumo destes conteúdos trazem o público para próximo do evento.” Luis Moura, analista de planejamento web.
Confira as dicas desta semana:
Conteúdo completo e atrativo
Vamos começar com esta dica porque aborda os principais pontos levantados pelos nossos especialistas entrevistados nesta semana. O seu site precisa ter informações de todos os tipos e para todos os públicos.
Segundo o arquiteto de informação, Venâncio Faria, para criar um site com foco em evento é fundamental entender as necessidades do público. “Não basta ter informações institucionais e um layout bonito. O público leva em consideração o local, descrição dos serviços oferecidos, entre outros aspectos”, explica ele, falando ainda que formas de contato também são informações imprescindíveis.
Tenha em mente que o seu site precisará convergir todos os tipos de informações que convença as pessoas a comparecerem em seu evento: localização, infraestrutura (usar galeria de fotos), programação, serviços oferecidos, data, horários, mapas, indicação de impropriedade, fornecedores de serviços básicos, mapa de setorização, venda de ingressos e o que mais a imaginação da produção mandar. “Existem vários erros recorrentes em sites de eventos. O erro mais comum, sem dúvida, é a falta de informações completas. É comum não encontrar informações como preços de ingressos, telefones para contato, indicativo de censura e qual é a produtora que está produzindo o evento”, ressalta Luís Moura, que diz que os usuários web estão cada vez mais exigentes.
Outra dica é sempre escutar o público por meio de canais como Fale Conosco, Central de Relacionamento ou Redes Sociais. “Se chegarem muitas solicitações de uma informação específica significa que é hora de disponibilizá-la publicamente e em larga escala e o website é um dos caminhos mais eficazes”, sugere Luís.
Navegar é preciso – arquitetura da informação
Não adianta nada ter um conteúdo completo se você encheu o seu site de flashes e outros recursos que vão dificultar a navegabilidade do usuário. A primeira regra é NUNCA colocar a informação de local em uma página interna ou submenus. Esta informação deve constar na página inicial, tão bem explicada, que até um garoto de 10 anos saberia como chegar.
Para Venâncio, arquiteto de informação há mais de 10 anos, é comum observar a preocupação das pessoas com a parte estética do site, deixando de lado o foco no conteúdo e na usabilidade. “Recursos animados em flashes, vídeos e áudios podem ser um atrativo para quem acessa o site pela primeira vez, mas eles podem se tornar um grande dificultador para quem precisa de uma informação objetiva, como endereço e telefone”, afirma.
O objetivo principal na construção de um site é impactar o público para participarem da sua ação. Então, seja claro com as informações, convide o seu público para participar e, o mais importante, não dificulte a compra de ingressos ou inscrições para o evento. Use botões grandes e com cores diferentes para destacar a inscrição ou venda de ingressos e aposte em um sistema de cadastro funcional e objetivo.
Ainda na hora de elaborar a arquitetura de informação do seu website, destine uma área exclusiva para patrocinadores (se houver) e pense em todas as outras seções que devem ser criadas. Um site mal planejando e sendo modificado estruturalmente no ar pode despertar falta de confiança e organização. Tenha cuidado!
Trabalhe com as ferramentas certas
Na hora de planejar, tenha atenção também com as ferramentas que vai usar. Se tiver dúvida se será bom ou não, procure a ajuda de um especialista. Flashes, animações e músicas altas (que assustam o usuário), por exemplo, são recursos ultrapassados.
Eles não trazem nenhum benefício. Na verdade, podem impactar negativamente na experiência do usuário. Acredite. Investir em um design clean pode valer muito a pena.
Outro erro comum é disponibilizar programações e mapas por meio de pdf ou outros arquivos para download. Não cometa este erro grosseiro, ultrapassado e que só vai “traumatizar” o seu usuário.
Incentive a interatividade
Estar ou não nas redes sociais é uma opção sua. Se você não tem uma presença social, está se arriscando, mas se você tem, não a descarte em seu site. Você estará perdendo a oportunidade de ouvir o seu público e de estabelecer uma relação direta com ele. Só tome cuidado para não abusar. Usar de três a cinco ícones de Social Medias é legal, mas abusar de botões, emblemas, widgets e hashtags não é estratégico e pode acabar “forçando a barra”.
“Uma das grandes tendências é a integração às redes sociais e manutenção do site mesmo após o término dos eventos. Os grandes eventos nunca tiram seu site do ar e relacionam com seu público mesmo quando não existe uma edição à vista. Alguns bons exemplos são o site do Rock in Rio com o aquecimento pra próxima edição, a festa de musica eletrônica XXXperience e o Festival Planeta Brasil.” Luís Moura
Atualização de conteúdo
Cuidado para não criar um site de evento estático. Fazer para abandonar é besteira. O seu website deve estar sempre atualizado com notícias, fotos e todas as novidades que envolvam sua ação. Os participantes certamente vão consultar seu site algumas vezes antes de fazer a decisão de compra. Imagina, se após a 3ª visita, eles se deparam com um site estático e esquecido? Eles também irão esquecer o seu evento!
O analista de Planejamento Luís cita a falta de atualização de conteúdo como outro erro bem comum em sites de eventos. “É um erro frequente. Com as redes sociais, é normal que as informações sejam postadas apenas nessas páginas, não entrando também no website. O grande desafio é não deixar as informações importantes se perderem em comentários, promoções e postagens, o que faz com que o site tenha vantagens estratégicas. Ter um local que agrupa todos os dados é extremamente importante”, explica.
Ao colocar um site no ar, você, produtor de eventos, precisa conhecer o perfil das pessoas que deseja atingir e ter em mente que aquele será o seu canal oficial de comunicação com todos os seus mais variados públicos – imprensa, participantes, fornecedores, patrocinadores e por aí vai. A sua ferramenta precisa estar abastecida com dados precisos e relevantes.
Mãos à obra
Mesmo seguindo estas regrinhas básicas, você também pode ser ousado. Segundo Luis, o mercado de eventos não fica atrás de nenhum outro quanto às novidades na web e, muitas vezes, devido às poucas regras, tornam ousadas as ações na web.
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É hora de produzir!