Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Você foi contratado para fazer a produção executiva de um show e não sabe muito bem quais são suas reais funções e nem por onde começar o trabalho. Nesta semana, o Produzindo Eventos traz uma sugestão excelente para produtores culturais e até músicos que desejam trabalhar com produção de shows e precisam de uma “mãozinha”.
O livro “Aprenda a organizar um show“, escrito pelo produtor independente Alê Barreto, é um guia prático que reúne inúmeras dicas e soluções para quem está começando na atividade ou para quem deseja se especializar mais. Separado em 28 fascículos, o livro passa por todas as etapas da produção de um show – pré-produção (cronograma de atividades, equipe, levantamento de necessidades), produção no dia (acompanhamento, montagens, etc) e pós-produção (pagamentos, avaliações, registros).
Segundo palavras do autor, produzir um show é “adrenalina pura” e para não correr o risco de errar feio você precisa levar em consideração pontos importantíssimos para: Escolher a melhor data e o local ideal, montar a infraestrutura, contratar a equipe, preparar o espaço, entre muitos outras atividades apresentadas de forma didática e bem delimitadas.
Uma data mal planejada espanta o público. Um show sem público desmotiva os artistas, fragiliza a imagem do trabalho de produção, assusta contratantes e patrocinadores.
Se o grupo é de samba, não adianta fazer shows numa casa onde se apresentam as bandas punks. Se o artista é um violoncelista clássico, não adianta programar o show para uma boate.
Alê apresenta um passo a passo completo para te ajudar a pensar em todas as necessidades de produção: músicos e técnicos, infraestrutura e equipe. Ao fazer esta leitura, você aprenderá um pouco mais sobre cronograma de atividades, planilhas de custos, legislação, contratos, responsabilidades, cobertura, e muito mais. Tudo levando em consideração a qualidade do produto final e menos estresse na hora do trabalho.
Conheça o autor

Alexandre Barreto ou Alê Barreto, como é conhecido, é formado em Administração com Ênfase em Marketing. Ele é autor de livros, produtor cultural, produtor de conteúdo, e de 2003 até hoje já atuou na produção de shows, festivais, espetáculos de teatro, dança, mostra de artes visuais, entre outros eventos musicais, em cidades como Salvador, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Atualmente cursa MBA em Gestão Cultural e produz conteúdo para o blog Produtor Cultural Independente. Também é colunista da Revista Fazer e Vender Cultura e coleciona em sua lista de produção eventos como Acústico MTV e shows internacionais de Avril Lavigne e Steel Pulse. Saiba mais sobre Alê Barreto
No vídeo abaixo Alê Barreto conta um pouco mais sobre sua trajetória e também sobre o livro
[youtube id=”I_uoCITJJJk” width=”600″ height=”350″]
Envie suas perguntas
Tem dúvidas sobre mercado, produção, atividades, riscos ou outro assunto? O Produtor Cultural Independente, Alê Barreto, vai responder as perguntas de nossos leitores na próxima semana. Aproveite esta oportunidade para se informar mais sobre a atividade de produção de eventos culturais. Envie sue pergunta via comentário, contato ou pelo e-mail contato@produzindoeventos.com.br
Estamos aguardando!