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O marketing de eventos requer um planejamento bastante organizado das estratégias que ajudarão na divulgação dos eventos. Independente de disseminar informações por meio de panfletos, anúncios televisivos ou via plataformas da internet, é fundamental tomar cuidado para não fazer propaganda enganosa, o que pode gerar muitos problemas tanto para os interessados em determinado evento quanto para os responsáveis pela organização do mesmo.
A seguir, você vai conferir as 10 maiores mentiras do marketing de eventos. É preciso saber como evitar a propagação de informações incorretas, pois elas podem comprometer seriamente o sucesso de um evento. Muitos frequentadores podem se incomodar com informações falsas, gerando buzz negativo em relação ao seu negócio, o que pode afetar a sua reputação no mercado e fazer com que a sua credibilidade seja colocada em dúvida, gerando menos interesse nos próximos eventos organizados por você.
Para se prevenir contra uma reação ruim de um público em potencial, lembre-se de evitar as 10 maiores mentiras do marketing de eventos. Veja abaixo não só quais são essas mentiras, mas também como você pode fazer para não enganar os possíveis frequentadores dos seus eventos.
1. Limite de espaço
Devido à vontade de atrair a atenção das pessoas, empresas que anunciam que há uma escassez no espaço em que determinado evento será localizado. Em algumas situações, o espaço realmente não acomoda um número muito grande de pessoas, porém, anunciar um limite de espaço em todas as ocasiões pode fazer com que as pessoas se irritem quando estiverem em um evento realizado em um ambiente cheio de espaços vazios. Para não criar essa armadilha, avalie a capacidade do local de cada evento e só divulgue que o espaço é limitado em eventos realmente populares em lugares pequenos;
2. Vagas preenchidas rapidamente
Só anuncie que um evento possui vagas limitadas caso essa informação realmente seja verdadeira. Quando as pessoas visualizam comunicados dessa natureza, elas tendem a se apressar na hora de comprar um ingresso, por exemplo. O mesmo vale para anúncios afirmando que o preenchimento das vagas está acontecendo rapidamente, fazendo com que as pessoas se agilizem e não percam tempo para que consigam garantir suas vagas. Ao invés de apelar para esse tipo de estratégia, recomenda-se ressaltar as vantagens de comparecer em determinado evento, despertando um grande interesse em função do que o evento irá proporcionar, e não em função do preenchimento de cadeiras vazias;
3. Período restrito para promoções
Uma mentira bastante comum diz respeito à restrição de um período para a realização de promoções de ingressos. Não adianta anunciar que determinadas vagas para um evento são limitadas até tal dia se logo após essa data ainda houver a possibilidade de preencher vagas, o que pode revoltar quem se apressar para comprar dentro do tempo estipulado;
4. Descontos para usuários de certas mídias sociais
Outra mentira que pode prejudicar a credibilidade da sua empresa é indicar que usuários de uma rede social terão desconto, sendo que o mesmo desconto pode ser conquistado por quem não utiliza a mídia em questão. Se você anunciar que apenas os usuários do Twitter terão direito a um brinde na compra de dois ingressos, por exemplo, não é correto permitir que cadastrados em outras redes de relacionamento também consigam esse brinde;
5. Grande participação de profissionais
Para atrair a atenção da mídia e, consequentemente, do público-alvo de um evento, há companhias que divulgam que o evento terá uma grande participação de profissionais. Porém, os números (muitas vezes absurdos) não revelam o real interesse de pessoas em contribuir com tal evento, afinal, trata-se somente da inclusão de contatos de indivíduos que só servem para aumentar as estatísticas e destacar o evento;
6. Interatividade nada interativa
Existem empresas que fazem marketing de evento apostando na interatividade, elemento que tem chamado a atenção de uma grande parcela da audiência. No entanto, não basta apenas divulgar que determinado evento será interativo se ele não contar com algo que realmente faça com que as pessoas participem de experiências interativas;
7. O maior evento de todos os tempos
O uso de superlativos pode até atrair algumas pessoas, mas a maioria do público percebe quando há um exagero na divulgação de um evento. Por conta disso, é importante evitar frases de efeito que tentem transformar um evento em algo que não condiz com a realidade. Ao invés disso, foque suas estratégias de marketing nos diferenciais do evento e nos benefícios que ele proporcionará para os frequentadores;
8. Eventos exclusivos
Não há nada de errado em divulgar que eventos são exclusivos para membros, contanto que isso realmente seja seguido à risca. Caso uma pessoa que não seja integrante do grupo exclusivo esteja no evento, você pode ter contratempos graças à disseminação dessa informação, afinal, quem ficar de fora se sentirá injustiçado por ter acreditado na mentira propagada por você;
9. Benefícios milagrosos
Já citamos que divulgar as vantagens de um evento é o melhor caminho para atrair seu público-alvo. Todavia, essas vantagens devem ser realistas, de modo que os participantes não se sintam enganados. Portanto, nem pense em oferecer benefícios milagrosos e coisas que o evento não terá condições de proporcionar;
10. Promessas não cumpridas
No caso de estabelecer parcerias para gerar mais visibilidade a um evento, não se esqueça de cumprir as suas promessas. Parceiros devem ser tratados de maneira honesta, assim como a audiência que você deseja conquistar com suas ações de divulgação.
Agora que você conhece as 10 maiores mentiras do marketing de eventos, faça a sua parte para organizar eventos de sucesso sem apostar em informações enganosas!